Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antifungal activity of geraniol and citronellol against food-relevantdematiaceous fungi cladosporium spp / Atividade antifúngica de geraniol e citronelol frente a fungos dematiáceos deimportância para os alimentos do gênero cladosporium spp

Santos, Aldeir Sabino dos; Silva, Gezaíldo Santos; Silva, Kaltz Victor Souza; Lima, Maria Islaine de Oliveira; Arrua, Juliana Moura Mendes; Lima, Edeltrudes de Oliveira; Pereira, Fillipe de Oliveira.
Rev. Inst. Adolfo Lutz (Online) ; 76: 1-8, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, SES-SP, SESSP-ACVSES, SESSP-IALPROD, SES-SP, SESSP-IALACERVO | ID: biblio-982799
Cladosporium spp. é um grupo de fungos dematiáceos relevantes para os alimentos, que podem ser dispersos pelo ambiente e causar deterioração e intoxicação alimentar. Considerando a importância da contaminação fúngica, os produtos naturais usados para controlar seu crescimentosão importantes. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos inibitórios de dois monoterpenoides, geraniol e citronelol, contra cepas de Cladosporium carrioni, C. cladosporioides eC. oxysporum. A Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM) das drogas foram determinadas por microdiluição. Os efeitos das drogas-teste sobre a massa micelialseca, a germinação de conídios e a conidiogênese de Cladosporium spp. também foram investigados utilizando um hemocitômetro. Os valores de CIM e CFM do citronelol variaram de 256 a 512 μg/mLe de 256 a 2048 μg/mL, respectivamente. CIM e CFM de geraniol variaram de forma semelhante. A germinação de conídios, massa micelial seca e conidiogênese de Cladosporium spp. foram inibidaspelas drogas-teste 1/2CIM, CIM e 2xCIM (p<0,05). Esses eventos celulares são essenciais para a infecção e desenvolvimento fúngico em alimentos. A ação de citronelol e geraniol contra Cladosporium spp. sugere que podem servir como agentes eficazes para controlar a contaminação fúngica e o seucrescimento em alimentos.
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR91.2; P / BR76.1; P