Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Motivação de idosos com doença de Parkinson submetidos ao treino funcional, exercício aeróbico e exergame / Motivation of elderly with Parkinson's disease submitted to functional training, aerobic exercise and exergame

Gomes, Sara Roza; Trippo, Karen Valadares; Guimarães, Daniela Oliveira; Oliveira Filho, Jamary; Dominguez-Ferraz, Daniel.
Acta fisiátrica ; 25(3)set. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-999690
Recomenda-se que pacientes com doença de Parkinson (DP) realizem exercícios físicos durante toda a vida. O exercício deve retardar a progressão da doença e motivar o paciente.

Objetivo:

Verificar e comparar a motivação de idosos com DP submetidos ao treinamento funcional, exercício em bicicleta estacionária e com o exergame.

Método:

Ensaio clínico randomizado foi desenvolvido em um centro de referência. O grupo 1 (G1) foi formado por participantes que realizaram treinamento funcional, o grupo 2 (G2) foi tratado em bicicleta estacionária e o grupo 3 (G3) foi submetido ao exergame Xbox 360 com sensor Kinect. Ao final dos treinamentos, foi realizada uma entrevista para avaliar a motivação dos participantes em relação às intervenções as quais foram submetidos. Para cada pergunta existiam quatro opções de respostas não estava motivado, estava pouco motivado, estava motivado e estava muito motivado. As variáveis foram sumarizadas em mediana e intervalo interquartil e em frequências absolutas e relativas. O teste de Chi-quadrado de Pearson foi usado na inferência estatística. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). Participaram do estudo 53 idosos com DP.

Resultados:

Muitos participantes relataram que o exercício (G1 72%, G2 53%, G3 44%) e o fisioterapeuta (G1 83%, G2 76%, G3 94%) foram muito motivadores. Apenas dois participantes do G2 classificaram o exercício como não motivador. No entanto, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os três grupos.

Conclusão:

Os indivíduos idosos com DP consideraram o treinamento funcional, o exercício em bicicleta e o exergame como modalidades motivadoras de treinamento.
Biblioteca responsável: BR1.1