Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detection and characterization of human adenoviruses from cases of acute flaccid paralysis in Northern Brazil/Detecção e caracterização de adenovírus humano proveniente de casos de paralisia flácida aguda, na Região Norte do Brasil

Ferreira, Jessylene de Almeida; Santos, Mirleide Cordeiro dos; Sousa Junior, Edivaldo Costa; Alves, Jainara Cristina dos Santos; Tavares, Fernando Neto; Gomes, Maria de Lourdes Contente; Linhares, Alexandre da Costa; Wanzeller, Ana Lucia Monteiro.
Rev Pan-Amaz Saude ; 5(3): 47 - 54, set. 2014. ilus, tab
Artigo em Português | IEC - Instituto Evandro Chagas | ID: iec-14741
Os adenovírus humanos (HAdV) causam uma variedade de infecções, tais como as respiratórias agudas, gastrointestinais, oculares, do trato urinário e ainda síndromes neurológicas graves. O presente estudo teve como objetivo identificar e caracterizar HAdV em amostras de fezes provenientes de pacientes oriundos da Região Norte do Brasil, no período de 1998 a 2012, com quadro de paralisia flácida aguda, negativas para poliovírus e enterovírus não pólio. No estudo, 19 amostras apresentaram efeito citopático característico de HAdV quando inoculadas nas linhagens HEp2-C e L20B. Essas amostras foram submetidas à reação em cadeia mediada pela polimerase (PCR) em tempo real (qPCR) e sequenciamento nucleotídico parcial do gene que codifica a proteína héxon. Do total de amostras, 13 foram confirmadas por qPCR, PCR e sequenciamento nucleotídico. A análise genética demonstrou a seguinte caracterização viral uma amostra como HAdV-F41; três como HAdV-A31 e nove da espécie C, sendo três HAdV-C5 e seis HAdV-C6. As amostras positivas foram provenientes dos Estados do Pará (6/19 û 31,6 por cento), Amazonas (6/19 û 31,6 por cento) e Acre (1/19 û 5,2 por cento). Quanto à faixa etária, dos 13 casos positivos, 12 eram de crianças menores de 5 anos de idade, representando 92,3 por cento dos casos. Os resultados encontrados sugerem uma possível participação dos HAdV na etiologia dos casos de paralisia flácida aguda ocorridos na Região Norte do Brasil. (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2014 / BR275.1