Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiological profile and molecular characterization of Salmonella Typhi strains isolated in Pará State, Brazil/Perfil epidemiológico e caracterização molecular de Salmonella Typhi isoladas no Estado do Pará, Brasil

Rocha, Daniela Cristiane da Cruz; Marinho, Anderson Nonato do Rosario; Reis, Melissa de Sá Oliveira dos; Borges, Iami Raiol; Ramos, Francisco Lúzio de Paula; Loureiro, Edvaldo Carlos Brito.
Rev Pan-Amaz Saude ; 5(4): 53 - 62, dez. 2014. mapas, tab, graf, ilus
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-14763
A Salmonella enterica sorotipo Typhi é o agente etiológico da febre tifoide, doença sistêmica que ocasiona quadros de febres prolongadas juntamente com distúrbios intestinais, podendo evoluir até a perfuração intestinal. No Estado do Pará, a endemicidade reflete um vasto número de surtos e de casos esporádicos em diferentes municípios. O presente estudo teve como objetivo realizar uma caracterização epidemiológica e molecular de Salmonella Typhi isoladas no Pará. Foram analisados quatro genes de virulência (viaB, prt, fliC-d e invA) em 75 casos de febre tifoide com isolamento a partir de hemoculturas e coproculturas, no período de 2009 a 2011. Para averiguação de reação cruzada, foram incluídas seis espécies de outras enterobactérias (Escherichia coli, Salmonella Paratyphi A, Salmonella Typhimurium, Salmonella Panama, Proteus mirabilis e Shigella flexneri). Do total de amostras analisadas, 64 por cento são oriundas de indivíduos do gênero masculino e 36 por cento, do feminino, com diferença significativa entre os sexos (p = 0,0209). Na análise da distribuição anual dos casos de febre tifoide destaca-se a maior ocorrência em 2010, com 31 casos. A maioria destes foi detectada na hemocultura (72 por cento) em relação à coprocultura (28 por cento) (p = 0,0002). A PCR convencional, com quatro pares de primers, identificou corretamente S. Typhi, produzindo quatro bandas positivas, observadas em 100 por cento das amostras analisadas. Na análise genética, as cepas S. Typhi foram altamente similares para os genes analisados, que permaneceram estáveis ao longo das análises, desde o isolamento. Desta forma, os quatros pares de primers apresentaram-se específicos e, deste modo, passíveis de serem utilizados na identificação e caracterização de S. Typhi. (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2014 / BR275.1