Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The presence of Mycobacterium leprae in sputum of respiratory symptomatic patient with multibacillary leprosy/Presença de Mycobacterium leprae em escarro de paciente sintomático respiratório com hanseníase multibacilar

Lima, Luana Nepomuceno Gondim Costa; Lopes, Maria Luiza; Silvestre, Maria do Perpétuo Socorro Amador; Ramos, Francisco Lúzio de Paula; Matos, Haroldo José de.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(2): 75-78, 2016. ilus
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-15714
Paciente com queixa principal de tosse produtiva crônica com três meses de duração e expectoração de muco purulento, perda de peso, falta de apetite, dispneia, dor na região torácica e cansaço, sendo ainda observados sintomas clínicos de hanseníase, índice baciloscópico da linfa de 4,25 e títulos de IgM anti-PGL-I positivos. Do escarro, pelo método de Ziehl-Neelsen, foram observados bacilos isolados e globias, com ausência de crescimento em Löwenstein-Jensen. Foi demonstrada amplificação do DNA de Mycobacterium leprae nas amostras de escarro e secreção nasal. Assim, ilustramos um caso sintomático de tuberculose e hanseníase, mas somente com hanseníase multibacilar, podendo ter ocorrido disseminação do M. leprae para os pulmões por contiguidade, uma vez que o bacilo é encontrado rotineiramente na nasofaringe (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2016 / BR275.1