Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Varicella-zoster virus/Vírus da varicela-zoster: identificação dos genótipos em casos de varicela e herpes-zoster nos Municípios de Ananindeua, Belém e Marituba, Estado do Pará, Brasil

Costa, Marcos Rogério Menezes da; Monteiro, Talita Antônia Furtado; Linhares, Alexandre da Costa; Costa, Igor Brasil; Kaiano, Jane Haruko Lima; Oliveira, Darleise de Souza; Ramos, Francisco Lúzio de Paula; Sousa, Rita Catarina Medeiros de.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(3): 31-41, 2016. ilus
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-15724
Este é um estudo do tipo transversal, em que o critério clínico para inclusão das amostras foi a suspeita clínica e/ou aparecimento dos sintomas da varicela ou herpes-zoster para identificação dos genótipos do vírus da varicela-zoster (VVZ), por meio das técnicas de reação em cadeia da polimerase (PCR) e sequenciamento, com posterior pesquisa de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP). De novembro de 2008 a março de 2012, foram coletadas 93 amostras (85 casos de varicela e oito de herpes-zoster) de swab nasal, oral e de secreção de vesículas rompidas em vários sítios anatômicos (49 de indivíduos do sexo masculino e 44 do feminino). As estirpes Dumas e Oka parental foram incluídas como referência padrão dos genótipos europeu (classe 1 ou 3) e japonês (classe 2), respectivamente. Estirpes com variabilidade no SNP foram classificadas dentro de um grupo de genótipo denominado mosaico (classe 5). As classes 1 ou 3 foram identificadas em 11 amostras do VVZ, nove casos de varicela e dois casos de herpes-zoster, enquanto que duas amostras apresentaram o genótipo de classe 5, ambos casos de varicela. O genótipo classe 1 ou 3 foi encontrado nos Municípios de Ananindeua, Belém e Marituba, Estado do Pará, Brasil, sendo que o genótipo classe 5 apenas em Ananindeua. A PCR foi sensível em 13 amostras de material direto de vesículas, enquanto que em amostras de saliva não se obteve sucesso (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2016 / BR275.1