Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ecological aspects of phlebotomine sand flies in foci of leishmaniasis in the eastern Amazon, Pará State, Brazil/Aspectos ecológicos da fauna de flebotomíneos em focos de leishmaniose na Amazônia Oriental, Estado do Pará, Brasil

Chagas, Anadeiva Portela; Soares, Daniela Cristina; Sousa, Gilberto Cesar Rodrigues de; Viana, Rosangela Barros; Rebêlo, José Manuel Macário; Garcez, Lourdes Maria.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(Ed. esp.): 123-132, 2016. graf, mapas, tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-15855
Este estudo descreve comunidades de flebotomíneos e suas variações sazonais em focos de transmissão das leishmanioses na interface urbano-rural do município minerário de Juruti, Estado do Pará, na Região Amazônica. Realizou-se captura mensal de flebotomíneos durante dois anos, em duas localidades sentinelas, Santa Maria e Paraense. Armadilhas CDC foram colocadas no intra e no peridomicílio. A amostra de 36.408 flebotomíneos teve 32 espécies representadas; as mais frequentes foram Lutzomyia longipalpis (76,8 por cento) e Lutzomyia walkeri (19 por cento). A riqueza de espécies foi maior em Paraense, a despeito da destacada abundância de Lu. longipalpis (85 por cento, 23.878/27.951), sobretudo no inverno amazônico (r = 0,8; p < 0,05). Em Santa Maria, Lu. longipalpis, pouco frequente, não apresentou variação sazonal. Constatou-se a ocorrência, apenas em Paraense, no interior de residências, de flebotomíneos naturalmente infectados por Leishmania sp. Lu. longipalpis (0,12 por cento; 1/821), vetor de Leishmania (Leishmania) infantum; e Lutzomyia antunesi (1,16 por cento; 2/173), provável vetor de Leishmania (Viannia) lindenbergi. A alta frequência de Lu. longipalpis no período chuvoso, mas apenas em Paraense, revela influências locais determinantes da composição da comunidade de flebotomíneos e abundância de espécies. Ações integradas para a prevenção das leishmanioses devem ser contínuas e preferencialmente intensificadas de setembro a novembro, meses que antecedem as chuvas naquela região (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2016 / BR275.1