Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical and epidemiological aspects of human papillomavirus genital infection in pregnant women from Imperatriz, Maranhão State, Brazil/Aspectos clínicos e epidemiológicos da infecção genital pelo papilomavírus humano em gestantes do município de Imperatriz, estado do Maranhão, Brasil / es

Sousa, Graciene Pereira de; von Ledebur, Esther Iris Christina Freifrau; Araújo, Marizeli Viana de Aragão; Dias, George Alberto da Silva; Chagas, Elcimara da Paixão Ferreira; Quaresma, Juarez Antonio Simões; Fuzii, Hellen Thais.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(3): 31-38, 2018. tab
Artigo em Português | IEC - Instituto Evandro Chagas | ID: iec-17561

OBJETIVO:

Determinar a prevalência da infecção da cérvice uterina pelo papilomavírus humano (HPV) em mulheres grávidas no município de Imperatriz, estado do Maranhão, Brasil.

Materiais e Métodos:

O DNA-HPV foi detectado por reação em cadeia da polimerase em amostras de material cervicovaginal, coletadas com escova cervical, de 167 gestantes que responderam a um questionário com dados sociodemográficos, comportamentais e reprodutivos.

Resultados:

A prevalência da infecção genital pelo HPV foi de 17,36%. As gestantes solteiras/separadas/viúvas apresentaram quatro vezes mais chances de adquirir infecção pelo HPV que as casadas (OR = 4,03; p = 0,0046). Primigestas apresentaram maior prevalência de infecção (29,03%), sendo estatisticamente significantes (OR = 3,42; p = 0,001).

Conclusão:

Os resultados permitem concluir que as gestantes mais suscetíveis à infecção pelo HPV são mulheres jovens, grávidas pela primeira vez e que estão em relações não estáveis, o que evidencia a necessidade de se combater a infecção por HPV pela implantação, ou ampliação de programas de educação sexual e planejamento familiar voltados para o público jovem, além de ampliar os programas continuados de vacinação contra o HPV.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1