Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfis de infecção do vírus Mayaro e do vírus Chikungunya em linhagens de células de mamíferos e mosquitos/Infection profiles of Mayaro virus and Chikungunya virus in mammalian and mosquito cell lineages

Ribeiro, Ana Cláudia da Silva; Carvalho, Carlos Alberto Marques de; Casseb, Samir Mansour Moraes; Rodrigues, Sueli Guerreiro; Vasconcelos, Pedro Fernando da Costa; Carvalho, Valeria Lima.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(4): 25-35, 2018. ilus., graf
Artigo em Inglês | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-17574

OBJETIVO:

Traçar o perfil infeccioso do vírus Mayaro (MAYV) e do vírus Chikungunya (CHIKV) em quatro diferentes linhagens de células.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Os isolados desses vírus foram utilizados para infectar culturas das seguintes linhagens celulares - C6/36, VERO, BHK-21 e LLC-MK2 - sob a multiplicidade de infecção de 1 PFU/célula, as quais foram monitoradas por até 96 h pós-infecção (hpi) por microscopia de contraste de fase para registrar o efeito citopático (CPE); e, em seguida, foram submetidos a ensaios de imunofluorescência indireta (iIF) e reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa quantitativa (qRT-PCR) para detecção de antígenos virais e determinação da carga de RNA, respectivamente.

RESULTADOS:

Para ambos os vírus, as células VERO e BHK-21 apresentaram CPE de 24 hpi, as LLC-MK2 apresentaram CPE a partir de 48 hpi e as C6/36 não apresentaram qualquer CPE. Nos ensaios de iIF, todas as células já se tornaram positivas a 6 hpi, com exceção das células LLC-MK2 e BHK-21 infectadas com CHIKV. Finalmente, os ensaios qRT-PCR mostraram que, em geral, as células infectadas com MAYV apresentaram aumento da carga de RNA, embora as células LLC-MK2 infectadas pelo CHIKV tenham apresentado a maior carga de RNA.

CONCLUSÃO:

Ao avaliar o comportamento desses arbovírus em diferentes tipos de culturas de células, incluindo alguns não comumente utilizados na rotina do diagnóstico laboratorial, o presente estudo fornece não apenas uma melhor compreensão da cinética de replicação de MAYV e CHIKV, mas também oportunidades para a otimização de seu diagnóstico em amostras biológicas.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2018 / BR275.1