Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perceptions of Hansen's disease patients of leprosy reactions and self-care/Percepções de portadores de hanseníase sobre as reações hansênicas e o cuidado de si

Santos, Anderson Lineu Siqueira dos; Pereira, Ivonete Vieira; Ferreira, Angela Maria Rodrigues; Palmeira, Iaci Proença.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(4): 37-46, 2018. ilus.
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-17577

OBJETIVOS:

Conhecer as percepções do portador de reações hansênicas sobre essas manifestações, analisar as práticas de cuidados de si adotadas pelos portadores das reações hansênicas e discutir a relação entre tais percepções e o cuidado de si como um indicador para o cuidado.

MÉTODOS:

Utilizou-se uma metodologia exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 11 participantes em tratamento para reação hansênica. Para as análises textual e lexical do conteúdo das entrevistas, foi utilizado o software IRaMuTeQ, e, posteriormente, o conteúdo foi submetido à análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Emergiram três categorias temáticas as reações hansênicas e suas consequências na percepção de seus portadores; o cuidado de si frente às reações hansênicas; e o indicativo para o cuidado. Quanto às práticas de cuidado de si, essas foram analisadas a partir da ótica de Foucault, onde os participantes demonstram preocupação consigo, superando a falta de conhecimento.

CONCLUSÃO:

As reações hansênicas foram percebidas como modificações físicas, alterando a aparência de todo o corpo, dolorosas e que limitam as atividades cotidianas, além de provocar uma ruptura com os laços sociais. Identificou-se que o cuidado de si engloba ações individuais e coletivas, de autoconhecimento e de conhecimento do contexto, e também de aprendizado de valores e princípios sociais que ajudam a superar os desafios das reações hansênicas.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2018 / BR275.1