Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Allium cepa bioassay reveals genotoxicity of flumioxazin herbicide/Bioensaio com Allium cepa revela genotoxicidade de herbicida com flumioxazina

Parvan, Lais Gonçalves; Leite, Thaís Gonçalves; Freitas, Thaynara Barbosa; Pedrosa, Polyana Aparecida Almeida; Calixto, Juliana Sena; Agostinho, Luciana de Andrade.
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-20814

OBJETIVO:

Analisar o potencial genotóxico de um herbicida com flumioxazina pelo bioensaio Allium cepa.

MATERIAIS E MÉTODOS:

O herbicida foi testado em duas concentrações 0,5 g/L (concentração indicada para o uso) e 1,0 g/L (dobro da concentração recomendada). Foram utilizados água destilada como controle negativo e, como controle positivo de citotoxicidade, benzoato de sódio 1%.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos evidenciaram efeitos de toxicidade em ambas as concentrações do herbicida. Efeitos de citotoxicidade foram observados no herbicida com flumioxazina na concentração de 0,5 g/L, que apresentou padrão microscópico igual ao do controle positivo. Os efeitos de genotoxicidade foram observados em ambas as concentrações (0,5 g/L e 1,0 g/L) que resultaram em aberrações cromossômicas nas células, mostrando que o herbicida interfere diretamente no ciclo celular das células vegetais da cebola.

CONCLUSÃO:

O herbicida com flumioxazina apresentou toxicidade e genotoxicidade nas concentrações analisadas e efeitos de citotoxicidade somente na concentração recomendada para o uso.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1