Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Seropositivity and risk factors associated with Toxoplasma gondii infection in patients treated at the Municipal Laboratory of Oriximiná, Pará State, Brazil/Soropositividade e fatores de risco associados à infecção por Toxoplasma gondii em pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Oriximiná, estado do Pará, Brasil

Ramos, Raissa Cristina Ferreira; Palmer, João Pedro Siqueira; Dib, Laís Verdan; Lobão, Lucas Fernandes; Pinheiro, Jessica Lima; Santos, Claudijane Ramos dos; Uchôa, Claudia Maria Antunes; Bastos, Otilio Machado Pereira; Silva Júnior, Hirdes Pereira da; Fonseca, Ana Beatriz Monteiro; Amendoeira, Maria Regina Reis; Barbosa, Alynne da Silva.
Rev. Pan-Amaz. Saude ; 11: e202100476, 2021.
Artigo em Português | IEC - Instituto Evandro Chagas | ID: iec-20828

OBJETIVOS:

Avaliar a frequência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii e os fatores de risco inerentes à infecção por esse parasito; e comparar técnicas de diagnóstico sorológico em pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Oriximiná, estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram coletadas amostras de soro dos pacientes, além de informações socioeconômicas e ambientais via aplicação de formulário. As amostras de soro dos pacientes foram submetidas à pesquisa de anticorpos IgM e IgG, por meio de ensaio imunoenzimático (ELISA) indireto e reação de imunofluorescência indireta (RIFI).

RESULTADOS:

Das 521 amostras coletadas, a frequência de soropositivos para T. gondii foi de 68,7%. Em 51%, foram evidenciados somente anticorpos IgG e, em 17,7%, anticorpos IgG/IgM, perfil compatível com infecção aguda. Concordância quase perfeita entre ELISA e RIFI foi verificada na pesquisa de IgG (Kappa = 0,84). Na análise univariada, as variáveis significativamente associadas à positividade para T. gondii foram faixa etária, consumo de folhas e hortaliças, resultado prévio positivo, ocorrência de aborto e presença de gato no domicílio. Já pela regressão logística, identificou-se que maior faixa etária, presença de gatos como animais de estimação e menor faixa de renda foram fatores que apresentaram maior risco à infecção por T. gondii.

CONCLUSÃO:

Foi evidenciada a elevada frequência de pacientes soropositivos para T. gondii atendidos no Laboratório Municipal de Oriximiná, bem como a falta de concordância em 100% entre RIFI e ELISA, demonstrando-se a necessidade de se utilizar mais de uma técnica laboratorial para a detecção de anticorpos anti-T. gondii.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1