Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morbidity and mortality caused by gastroenteritis in Pará State, Brazil/Morbimortalidade por gastroenterites no Estado do Pará

Dias, Danusa Martins Silva; Silva, Amiraldo Pinheiro da; Helfer, Ana Maria; Maciel, Ana Maria Teixeira Rico; Loureiro, Edvaldo Carlos Brito; Souza, Cintya de Oliveira.
Rev Pan-Amaz Saude ; 1(1): 53 - 60, 2010. graf, tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-6967
No Brasil, as gastroenterites acometem principalmente as crianças menores de 5 anos de idade e são consideradas um importante problema de saúde pública. O declínio da morbimortalidade por enteroinfecções resulta na queda da mortalidade infantil e da mortalidade por doenças infecciosas nos países em desenvolvimento. O presente trabalho é um estudo descritivo, realizado em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Estado do Pará, desenvolvido com intuito de conhecer a importância das gastroenterites como causa de internações e óbitos no Estado do Pará. Realizou-se o levantamento de dados sobre mortalidade e internação por meio dos Sistemas de Informação em Saúde edo Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas durante o período de 2000 a 2004; além dos cálculos dos indicadores de saúde. No cômputo geral, foram notificados 590.595 casos de diarreia. Foi observado um aumento no número de casos de diarreia notificados no Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas durante este período, sendo as maiores frequências encontradas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade (média de 48.887 casos), seguido de 33.151 casos em menores de 1 ano de idade. A taxa de internação por diarreia em menores de 1 ano de idade foi de 35 por mil nascidos vivos em 2004. No período estudado, o coeficiente de mortalidade diminuiu, atingindo em 2004 o valor de 2,91 paracada 100 mil habitantes, seguindo a tendência de diminuição das taxas de mortalidade por diarreia no Brasil. Mesmo com este declínio, a diarreia ainda se apresenta como uma das principais causas de morbimortalidade no Estado do Pará, acometendo especialmente crianças menores de 1 ano de idade.(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2010 / BR275.1