Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antimicrobial resistance of Salmonella Typhi isolated in the State of Pará, Brazil/Resistência antimicrobiana de Salmonella Typhi identificadas no Estado do Pará, Brasil

Souza, Cintya de Oliveira; Ramos, Francisco Lúzio de Paula; Mota, Chiara de Melo; Santos, Leiliane Vulcão Souza dos; Lopes, Maria Luiza.
Rev Pan-Amaz Saude ; 1(2): 61 - 65, 2010. tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-7417
A resistência antimicrobiana é um assunto amplamente estudado em todos os gêneros bacterianos, sobretudo entre agentes responsáveis por doenças epidêmicas como a febre tifoide. A incidência de surtos contribui para o aumento abusivo da administração errônea de antimicrobianos colaborando para o surgimento de amostras bacterianas resistentes. Portanto, o presente estudo avaliou a resistência de 44 amostras de Salmonella Typhi aos principais antimicrobianos utilizados no tratamento da febre tifoide. Das 44 amostras isoladas no período de 2003 a 2005, dez (22,7 por cento) foram resistentes a pelo menos um antimicrobiano. Dentre as dez amostras de Salmonella Typhi resistentes, observou-se que nove apresentaram monorresistência à nitrofurantoína ou à tetraciclina. Apenas um caso de resistência concomitante a duas drogas (cloranfenicol e nitrofurantoína) foi observado no ano de 2005. A Região Norte, por ser considerada área endêmica para febre tifoide e ter apresentado resistência crescente em relação aos três anos em estudo, deve permanecer com o monitoramento da resistência de Salmonella Typhi aos antimicrobianos, principalmente ao cloranfenicol, para garantir que o mesmo continue sendo o medicamento de escolha para o tratamento da febre tifoide na Região, além de possuir baixo custo e boa aceitabilidade do paciente ao tratamento...(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2010 / BR275.1