Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inquérito soroepidemiológico e molecular das hepatites A, B e C em escolas estaduais no município de Capanema, Pará, Brasil

Barros, Renata Souza de; Diniz Junior, José Antônio Picanço; Miranda, Esther Castello Branco Mello; Nunes, Heloisa Marceliano; Silva, Luciana Damascena da; Soares, Luana da Silva.
BARROS, Renata Souza de. Inquérito soroepidemiológico e molecular das hepatites A, B e C em escolas estaduais no município de Capanema, Pará, Brasil. 74 f. Dissertação (Mestrado em Virologia) - Instituto Evandro Chagas, Programa de Pós-Graduação em Virologia, Ananindeua, 2019.
Monografia em Português | Instituto Evandro Chagas (DSpace) | ID: ied-4155
Hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado. Entre os principais vírus das diferentes hepatites virais humanas, destacam-se os vírus das hepatites A (VHA), B (VHB) e C (VHC). A hepatite A desenvolve doença aguda e não chega a progredir para um processo crônico; segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de dois bilhões de pessoas já foram infectadas pelo VHB. Para o HCV existe cerca de 71 milhões de indivíduos infectados, com 3 a 4 milhões de portadores crônicos no Brasil. O estudo é relevante por informar a realidade epidemiológica das hepatites A, B e C, e a situação vacinal para a hepatite B dos escolares, no município de Capanema, Pará, visando o planejamento da prevenção e assistência a saúde. Esta pesquisa identificou por meio de estudo soroepidemiológico e molecular a prevalência dos vírus das hepatites A, B e C, entre alunos de escolas públicas no Município de Capanema, Pará, Brasil. Participaram do estudo 505 alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos das Escolas João Santos, Professora América Leão Condurú e Professora Maria Amélia Vasconcelos, com idade 18 ± 4,84 anos e a mediana foi de 17 anos de idade. A coleta de dados foi realizada, com o consentimento voluntário dos participantes, preenchimento de ficha de inquérito individual e coleta de amostras de sangue de cada participante. Os testes sorológicos das hepatites A (anti-VHA total), B (HBsAg, anti-HBc total, anti-HBs) e C (anti-VHC) foram realizados na Seção de Hepatologia do IEC, por técnica imunoenzimática (ELISA). Nas amostras HBsAg e anti-HBc total isolado reagentes, foram pesquisados o anti-HBc IgM, HBeAg e anti-HBe. Nos resultados inconclusivos para o VHB e VHC, foi realizada detecção da carga viral por PCR em tempo real. Os resultados mostraram prevalência de 36,6% para o anti-VHA total reagente com 63,4% suscetíveis; de 0,2% para HBsAg e 47,5% anti-HBs isolado reagente, na única amostra HBsAg reagente o VHB- DNA foi detectável com baixa carga viral ; não houve resultado reagente para o anti-VHC. Observou-se que a pesquisa foi relevante para o município, uma vez que esferas governamentais de saúde pública foram provocadas a avaliarem os serviços de saúde e vigilância epidemiológica as hepatites virais, mostrando que estratégias prevenção devem ser ajustadas a realidade da população, com intensificação das campanhas de vacinação, para aumentar a cobertura vacinal contra as hepatites A e B na população de município de Capanema, Pará, Brasil.