Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mecanismos de ação de himenópteros parasitóides sobre Megastes spp. (Lepidoptera: Pyralidae) em agroecossistema de batata-doce (Ipomoea batatas L.) / Attack of parasitoids himenoptera on Megastes spp. (Lepidoptera: Pyralidae) in sweet potato agroecossystem

Wanderley, Paulo Alves; Wanderley, Maria José Araújo; Medeiros, Marcos Barros de; Veiga, Antônio Fernando de Souza Leão da.
Ciênc. rural ; 34(4): 1243-1244, jul.-ago. 2004.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-383006
Estudaram-se a presença e a ação de himenópteros parasitóides em agroecossistema de batata-doce (Ipomoea batatas L.) no município de Pedra de Fogo - PB, sobre o complexo Megastes spp, com o objetivo de identificar as espécies de parasitóides existentes, bem como descrever os principais eventos na ação de parasitismo sobre Megastes grandalis Guenee e Megastes pusialis Snellen. No levantamento direto, em 14 por cento das plantas, existiam fêmeas de microhimenópteros ectoparasitóides da família braconidae atacando lagartas de Megastes spp. No levantamento indireto, constatou-se um ataque de parasitóide em 22 por cento das lagartas, emergindo adultos de sete espécies das famílias braconidae, Chalcididae e Ichneumonidae, com predominância de braconídeos ectoparasitóides. Concluiu-se que a presença de parasitóides no agroecossistema da batata-doce é bastante diversificada e proporcionam uma boa contribuição na mortalidade natural da praga.
Biblioteca responsável: BR1.1