Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Freqüência de doenças reumáticas em indivíduos infectados pelo HTLV-1 / Frequency of rheumatic diseases in individuals infected with HTLV-1

Carvalho, Mônica Martinelli Nunes de; Giozza, Silvana Pereira; Santos, André Luiz Muniz Alves dos; Carvalho, Edgar Marcelino de; Araújo, Maria Ilma.
Rev. bras. reumatol ; 46(5): 315-322, set.-out. 2006. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-442417

INTRODUÇÃO:

o HTLV-1 é um retrovírus humano associado à leucemia de células T do adulto e à mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical, que tem sido implicado também no desenvolvimento de auto-imunidade.

OBJETIVO:

o objetivo deste estudo foi determinar a freqüência de doenças reumáticas auto-imunes em pacientes infectados pelo HTLV-1. PACIENTES E

MÉTODOS:

foram incluídos nesse estudo 137 indivíduos infectados pelo HTLV-1 atendidos no Ambulatório Multidisciplinar do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período de janeiro de 2003 a maio de 2004. Os pacientes responderam a um questionário geral relacionado a manifestações reumatológicas e questionários específicos para confirmação dos critérios diagnósticos de artrite reumatóide (AR), lúpus eritematoso sistêmico (LES), síndrome de Sjõgren e polimiosite. Adicionalmente, todos eles foram submetidos a exames clínicos específicos e avaliação complementar. RESUTADOS 24 pacientes tiveram o diagnóstico de síndrome de Sjõgren (SS) provável (17,5 por cento), 18 pacientes (13,1 por cento) de AR, uma paciente teve diagnóstico de LES e uma de doença mista do tecido conjuntivo (0,7 por cento, respectivamente). Suspeita de artropatia relacionada ao vírus foi encontrada em 22 pacientes (16,1 por cento). Síndrome de Sjõgren e AR foram mais freqüentes nos pacientes com mielopatia (33,3 e 25,9 por cento, respectivamente) do que nos portadores assintomáticos (13,6 e 10 por cento, respectivamente). Artropatia relacionada ao HTLV-1 ocorreu com freqüência semelhante em ambos os grupos.

CONCLUSÃO:

foi observado neste trabalho alta prevalência de síndrome de Sjõgren e de AR entre os indivíduos infectados pelo HTLV-1, principalmente naqueles com mielopatia. Diante desses resultados, que reforçam os dados da literatura, deve-se estar atento para a ocorrência de doenças reumáticas auto-imunes nesses pacientes.
Biblioteca responsável: BR1.1