Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise macroscópica do processo de cicatrização de feridas cutâneas abertas em ratos, tratados com gel de babosa e o ultra-som terapêutico (Fonoforese) / Macroscopic analysis of the process of open cutaneous wound healing in rats treated with babosa gel and therapeutic ultrasound (phonophoresis)

Câmara, Cibele Nazaré da Silva; Brito, Marcus Vinicius Henriques; Dias, George Alberto da Silva; Cunha, Rilza Fortes da Silva.
Rev. para. med ; 19(4): 7-15, out.-dez. 2005. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-448021

Objetivo:

analisar, macroscopicamente, o processo de cicatrização em feridas cutâneas abertas em ratos tratados com gel da babosa em conjunto com o ultra-som terapêutico (fonoforese).

Método:

utilizados 20 ratos adultos distribuídos em 4 grupos, todos com feridas cutâneas na região dorsal; o grupo A (CONTROLE) os animais não receberam nenhum tipo de tratamento que interferisse no processo de cicatrização; no grupo B (BABOSA) os animais foram tratados com gel da babosa; no grupo C (ULTRA-SOM) os animais tratados somente com o ultra-som terapêutico e o grupo D (FONOFORESE) os animais foram tratados com o ultra-som terapêutico e o gel da babosa. Utilizado o ultra-som em sua forma pulsada com redutor de cabeçote para o tratamento das feridas e os géis tiveram a mesma composição sendo acrescentado 4por cento de extrato de Aloe vera oleoso no gel da babosa. Foram feitas uma aplicação diária, com um total de 20 sessões de tratamento, onde foram pré-determinadas os dias para a mensuração das feridas nos 7°, 14° e 21 °dias de ferida.

Resultados:

no 7° dia de ferida, os animais do grupo B e D apresentaram resultados, estatisticamente, significativos em comparação ao grupo A, onde obtiveram um acréscimo de área cicatrizada de 4 vezes mais em relação ao grupo controle. O grupo C mesmo não apresentando resultado comprovado obteve cicatrização 3 vezes mais em relação ao grupo A, no entanto no 14° e 21 ° dia de ferida não obteve resultados estatisticamente comprovados, porém o grupo B e D obtiveram resultados superiores ao grupo A.

Conclusão:

a fonoforese mostrou ser um método eficaz no processo de cicatrização de feridas quando se utiliza o gel da babosa em conjunto com o ultra-som pulsado durante a primeira semana de tratamento, observando um aumento significativo de área cicatrizada
Biblioteca responsável: BR3.1