Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dissecção espontânea das artérias carótidas e vertebrais em uma população multiétnica / Spontaneous carotid and vertebral arteries dissection in a multiethnic population

Pieri, Alexandre; Spitz, Mariana; Valiente, Raul Alberto; Avelar, Wagner Mauad; Silva, Gisele Sampaio; Massaro, Ayrton Roberto.
Arq. neuropsiquiatr ; 65(4a): 1050-1055, dez. 2007. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-470144
A dissecção espontânea das artérias carótidas e vertebrais (DEACV) é considerada uma causa rara de acidente vascular cerebral, particularmente em países com população multiétnica. O objetivo desse estudo foi avaliar características clínicas e de neuroimagem dos pacientes com DEACV em uma população multiétnica. Foram estudados 66 pacientes com diagnóstico de DEACV em dois hospitais terciários de São Paulo. Aplicou-se um questionário inicial e os pacientes foram seguidos prospectivamente. Dos pacientes estudados, 82 por cento eram brancos, 53 por cento eram homens e a média de idade foi 41,7 anos. Os fatores de risco cardiovasculares mais freqüentes foram hipertensão arterial e tabagismo. Outros aspectos avaliados foram história prévia de enxaqueca, tratamento inicial e prognóstico. Concluiu-se que apesar da população estudada ser multiétnica, houve um marcante predomínio de brancos. A análise das características clínicas e de neuroimagem dos pacientes com DEACV possibilita um melhor conhecimento da doença, levando a um diagnóstico precoce e tratamento mais adequado.
Biblioteca responsável: BR1.1