Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da caspase-3 e Ki-67 como marcadores prognósticos nas neoplasias mamárias em cadelas / Evaluation of caspase-3 and Ki-67 as a prognostic markers in canine mammary tumors

Terzian, Ana Carolina Bernardes; Zuccari, Debora Aparecida Pires de Campos; Pereira, Rodrigo Storti; Pavam, Marcília Viana; Ruiz, Camila Montanari; Sueiro, Felipe Augusto Ruiz; Coelho, Joanna.
Braz. j. vet. res. anim. sci ; 44(2): 96-102, 2007. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-486882
A apoptose e a proliferação celular possuem uma participação importante na tumorigênese, determinando o crescimento tumoral e consequentemente sua agressividade. O presente estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência da apoptose associada a proliferação celular em neoplasias mamárias em cadelas e a elas a evolução clínica do paciente. Setenta animais foram submetidos à exérese cirúrgica do tumor, sendo este submetido ao diagnóstico histopatológico e marcação imuno-histoquímica para caspase-3 e Ki-67. Estes marcadores de apoptose e proliferação celular demonstraram grande expressão nas neoplasias malignas, principalmente nos carcinomas, considerado o mais maligno dos tumores. Estes resultados corroboram os dados da literatura e contribuem para um prognóstico tumoral criterioso que complementa a classificação tumoral existente proporcionando uma melhor e maior sobrevida devido a uma adequação do procedimento terapêutico de cada paciente.
Biblioteca responsável: BR68.1