Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Variabilidade genética de amostras de Salmonella Typhi isoladas de surto e de casos esporádicos ocorridos em Belém, Brasil / Genetic variability of Salmonella Typhi samples isolated from outbreaks and sporadic cases of typhoid fever in Belém, Brazil

Bastos, Flávia Corrêa; Lima, Karla Valéria Batista; Sá, Lena Lílian Canto de; Souza, Cintya de Oliveira; Lopes, Maria Luíza; Ramos, Francisco Lúzio de Paula.
J. bras. patol. med. lab ; 44(4): 271-276, ago. 2008. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-504208

INTRODUÇÃO:

Salmonella Typhi é o agente da febre tifóide (doença caracterizada por febre, cefaléia, mialgia, artralgia, diarréia ou constipação), cujo quadro pode se complicar e levar o paciente a óbito. No Brasil, a febre tifóide é endêmica nas regiões Norte e Nordeste, com surtos ocorridos nos meses de intenso calor.

OBJETIVO:

Analisar e comparar a variabilidade genética de S. Typhi isoladas de surto e casos esporádicos de febre tifóide ocorridos em determinado período na cidade de Belém (PA). MATERIAL E

MÉTODOS:

Foram analisadas 20 amostras de S. Typhi 10 isoladas de um surto ocorrido no bairro do Guamá, Belém, entre os meses de dezembro/2005 e março/2006, e 10 de casos esporádicos ocorridos em diferentes localidades da mesma cidade e no mesmo período do surto. A caracterização genética foi realizada pela análise do perfil de macrorrestrição obtido pela enzima XbaI e definido por eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE).

RESULTADOS:

A análise de XbaI-PFGE das amostras estudadas demonstrou uma similaridade genética de 83 por cento a 100 por cento.

CONCLUSÃO:

Este estudo pôde demonstrar a relação clonal das amostras S. Typhi causadoras de surto e de casos esporádicos de febre tifóide ocorridos na cidade de Belém no período de dezembro/2005 a março/2006.
Biblioteca responsável: BR14.1