Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação experimental do 2-octil-cianoacrilato na cicatrização da dura-máter / Experimental evaluation of 2-octyl-cyanoacrylate on dura mater healing

Holanda, Maurus Marques de Almeida; Almeida, Wagner Leite de; Diniz, Margareth de Fátima F M; Segundo, Luiz Márcio de Brito Marinho; Medeiros, Isac Almeida de.
J. bras. neurocir ; 20(1): 39-45, 2009.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-521731

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito desta cola tecidual sintética na cicatrização do fechamento da dura mater em coelhos. O estudo foi realizado para investigaro comportamento histológico e toxicológico do reparo dural usando sutura simples e reforçada com adesivo tecidual.

Método:

Um total de 54 coelhos foi dividido em 9 grupos de 6 animais, subdivididos em 3 grupos (A, B e C), cada um contendo 3 subgrupos de 6 coelhos, sacrificados aos 7, 30 e 60 dias respectivamente. Após craniectomia parassagital de 1cm e durotomia de 0,5cm, três procedimentos diversos foram realizados o grupo A recebeu 2-octil-cianoacrilato, no grupoB foi instilada cola de fibrina e no grupo C foi realizada sutura da abertura dural. A integridade das suturas, existênciade abscesso, infecção da ferida e formação de aderência foram documentadas. As cabeças foram enviadas para exame histopatológico.

Resultados:

A cola sintética não interferiu no metabolismo dos animais. Os pesos médios de cada grupoaumentaram. As temperaturas não foram estatisticamente diferentes (p=0.210). O processo de cicatrização da duramater, através da atividade fibroblástica e infiltração de células inflamatórias, não diferiram estatisticamente entre os três grupos (p>0.05). Apenas a neovascularização aumentou no grupo controle.

Conclusão:

As secções histológicas obtidas da duramater tratada com o polímero 2-octil-cianoacrilato demonstraram resposta inflamatória mínima, similar a aquelas tratadas com cola de fibrina. Os resultados indicam que esta nova substância parece ter aplicações como um meio auxiliar no fechamento efetivo da duramater.
Biblioteca responsável: BR500.1