Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de diferentes procedimentos para extração de DNA a partir de esfregaços corados pelo método de Ziehl-Neelsen / Evaluation of different methods of DNA extraction from baciloscopic tests of Ziehl-Neelsen stainig

Furlaneto, Ismari Perini; Sousa, Eveline Bezerra; Brito, Michele Lima de; Lima, George Leandro Ferreira; Lopes, Maria Luíza; Silva, Silvia Helena Marques da; Lima, Karla Valéria Batista.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 15(3): 401-414, jul.-set. 2007. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-527820
O Pará é o estado com maior taxa de incidência de tuberculose (TB) na região Norte, com 36,3 casos por 100 mil habitantes em 2004. A obtenção de DNA de qualidade a partir de material fixado em lâminas coradas pelo método de Ziehl-Neelsen (ZN) supriria a falta de amostras representativas para estudos de genotipagem, contribuindo para melhor entendimento da dinâmica de transmissão da TB. O presente estudo avaliou quatro diferentes procedimentos para obtenção de DNA de M. tuberculosis a partir de 196 esfregaços corados pelo método de ZN, que utilizaram xilol e N-acetil-L-cisteína (NALC) em conjunto, de forma isolada ou nenhuma destas substâncias, e ainda dois protocolos de amplificação distintos, um com o adjuvante de PCR glicerol e outro com betaína. O percentual de amplificação foi superior para as amostras que foram submetidas ao procedimento que utilizou somente o xilol e ao que não utilizou nenhuma substância, sendo 77 por cento e 67 por cento, respectivamente, para o protocolo com glicerol, e de 98 por cento e de 96 por cento para o protocolo com betaína. A partir dos resultados obtidos, não é recomendado o uso de xilol ou NALC nos procedimentos de remoção das amostras e sugere-se a inclusão do adjuvante betaína nas reações, assim como o uso do DNA extraído de lâminas coradas pelo método de ZN em análises baseadas em PCR.
Biblioteca responsável: BR67.1