Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Displasia fibrosa recidivante de antro maxilar com invasão de base do crânio / Recurring fibrous dysplasia of anthro maxillary with cranial base invasion

Soares, Vítor Yamashiro Rocha; Silva, Thiago Oliveira e; Cunha, Rafael Levi Louchar Silva da; Costa, Kárlos Jader Sátiro de Mendonça; Holanda, Thiago Ayres; Sousa, Kátia Maria Marabuco de.
Arq. int. otorrinolaringol. (Impr.) ; 13(3)jul.-set. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-534662

Introdução:

A displasia fibrosa é uma lesão óssea com etiologia ainda desconhecida. Caracteriza-se pela incapacidade de maturação óssea. Pode acometer qualquer osso, mas é o acometimento dos ossos craniofaciais o de maior interesse na otorrinolaringologia. A maxila é o osso facial mais afetado, sendo a invasão orbitária um evento incomum. Os sintomas são inespecíficos e, pela baixa suspeição e raridade, o diagnóstico é geralmente tardio. A forma monostótica apresenta crescimento lento e curso assintomático, necessitando apenas de acompanhamento. O tipo poliostótico possui um comportamento progressivo e associa-se a recorrência e complicações.

Objetivo:

Apresentar dois casos de pacientes com diagnóstico de displasia fibrosa, discutindo a apresentação clínica, os achados radiológicos e o tratamento desta patologia. Relato do Caso São relatados dois casos de displasia fibrosa que inicialmente apresentaram sintomatologia inespecífica, mas com sinais radiológicos característicos. Foram submetidos a tratamento cirúrgico para ressecção das lesões e evoluíram com recidivas frequentes com acometimento extenso de seios da face, sendo que em um paciente ocorreu invasão de base do crânio havendo necessidade de craniotomia frontal para excisão tumoral.

Conclusão:

A displasia fibrosa é uma osteopatia incomum. A tomografia é o método de eleição na caracterização da expansão tumoral, auxiliando no planejamento cirúrgico. A estratégica cirúrgica está indicada em lesões sintomáticas, alterações funcionais ou distorções anatômicas. O presente artigo descreve duas raras apresentações de displasia fibrosa recidivante com extenso acometimento de antro maxilar, seios etmoidais e esfenoidais, além de invasão orbitária e base do crânio.
Biblioteca responsável: BR66.1