Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulvovaginites por Candida albicans em pacientes ambulatoriais do Hospital Universitário Betina Ferro de Souza / Vulvovaginitis for Candida albicans in ambulatory patients of University Hospital Betina Ferro de Souza

Pereira, Ielze Dolores Barros; Souza, Adjanny Estela Santos de; Feio, Rosinaldo Sarges; Vieira, Antonia Benedita Rodrigues; Vieira, José Maria dos Santos.
Rev. bras. anal. clin ; 28(2): 53-54, 1996. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-534695
Estudou-se a ocorrência de Candida albicans em 47 pacientes ambulatoriais do Hospital Universitário Betina Ferro Souza que apresentavam sinais clínicos de vulvovaginite, utilizando-se 3 técnicas diferentes de exame laboratorial microscopia a fresco, bacterioscopia por Gram e cultura. O isolamento foi realizado em ágar Sabouraud com cloranfenicol e a identificação pela presença de tubo germinativo em soro humano após incubação a 35°C por 2 horas. Candida albicans foi isolada em 36,17% dos pacientes, sendo a maior ocorrência em mulheres da faixa etária de 18 a 40 anos. A microscopia a fresco detectou 44,68% de leveduras, sendo que estes achados foram confirmados por cultura positiva para C. albicans em 89,48% dos exames. Entre as leveduras isoladas 84% pertenciam à espécie C. albicans. Foi encontrada associação de C. albicans com outros agentes em 17.02% dos casos, sendo 10,64% com Gardnerella Vaginalis, 4,25% com Trichomonas vaginalis e 2,13% com G. vaginalis + T. vaginalis.
Biblioteca responsável: BR408.1