Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sensibilidade à antibióticos de cepas de Pseudomonas aeruginosa isoladas de processos clínicos infecciosos / Antibiotics sensibility to strain of Pseudomonas aeruginosa isolated from infectious clinical processes

Vieira, José Maria dos Santos; Vieira, Antonia Benedita Rodrigues; Pinheiro, Surama da Costa; Picanço, Márcia Jovita Prado.
Rev. bras. anal. clin ; 28(2): 65-67, 1996. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-534698
A sensibilidade a antibióticos foi avaliada em 37 cepas de Pseudomonas aeruginosa isoladas de materiais biológicos colhidos de processos clínicos infecciosos. As cepas após isolamento em agar eosina azul de metileno (BEM), agar de Brolacin ou CLED, com incubação em estufa bacteriológica a 37°C por 24 horas, foram identificadas e submetidas a teste de sensibilidade a antibióticos por automação, através de aparelho Vitek 60 Systems, utilizando-se tarjetas de identificação de gram-negativos (GNI) e tarjetas de sensibilidade (GNS F e GNS F2). Observou-se alta taxa de sensibilidade (acima de 60%) a vários antibióticos (amicacina, aztreonam, carbenicilina, ceftazidima, ciprofloxacin, gentamicina, imipinem, piperacilin, ticarcilina e tobramicina). A ceftazidima e a Ticarcilina apresentaram os mais altos índices de sensibilidade (ambas 86,49%). A ampicilina, a tetraciclina e o trimetropim/sulfa, além das cefalosporinas cefazolina e cefalotina- de primeira geração-, cefotetan, cefuroxime-sodium e cefuroxime -axetil-de segunda geração- e a ceftriaxona- de terceira geração- revelaram altos índices de resistência (acima de 75%) frente às cepas testadas. A sensibilidade foi praticamente a mesma em todos os materiais biológicos.
Biblioteca responsável: BR408.1