Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preliminary investigation of Culicidae species in South Pantanal, Brazil and their potential importance in arbovirus transmission / Investigação preliminar das espécies de culicídeos do Pantanal Sul brasileiro e sua potencial importância na transmissão de arbovírus

Pauvolid-Corrêa, Alex; Tavares, Fernando Neto; Alencar, Jeronimo; Silva, Julia dos Santos; Murta, Michele; Serra-Freire, Nicolau Maués; Pellegrin, Aiesca Oliveira; Gil-Santana, Hélcio; Guimarães, Anthony Érico; Silva, Edson Elias da.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 52(1): 17-24, Jan.-Feb. 2010. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-540312
Regiões como o Pantanal brasileiro, que apresentam fatores como riqueza de fauna silvestre incluindo circulação de aves migratórias e condições ambientais e climáticas favoráveis à proliferação de artrópodes estão potencialmente sujeitas à circulação de arbovírus. Entretanto, poucos trabalhos foram realizados acerca da presença de arbovírus em potenciais vetores no Pantanal. Neste sentido o principal objetivo deste trabalho foi conduzir uma investigação preliminar para presença de arbovírus em amostragens de culicídeos capturados na Sub-região da Nhecolândia no Pantanal Sul. Um total de 3684 mosquitos foi capturado, dos quais 78 grupos compondo uma amostragem de 1789 espécimes foram submetidos às técnicas de isolamento viral e RT-PCR para os mais importantes arbovírus no Brasil. Simultaneamente, 70 espécimes de carrapatos capturados durante hematofagia em cavalos também foram submetidos à pesquisa viral. Não houve isolamento viral em nenhuma amostra analisada e os resultados de detecção de ácido nucléico viral foram também negativos. Entretanto, foram identificadas 22 espécies de culicídeos, dez das quais previamente reportadas como vetores de importantes arbovírus. A competência vetorial de espécies capturadas durante hematofagia em humanos e cavalos aliada ao relato prévio de circulação de arbovírus sugerem a Sub-região da Nhecolândia como uma importante área de vigilância para arbovírus no Centro-Oeste do Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1