Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anormalidades cardiovasculares e metabólicas em pacientes com a síndrome de Berardinelli-Seip / Cardiometabolic abnormalities in patients with berardinelli-Seip syndrome / Anormalidades cardiovasculares y metabólicas en pacientes con el síndrome de Berardinelli-Seip

Rêgo, Antonio Guedes do; Mesquita, Evandro Tinoco; Faria, Carlos Alberto de; Rêgo, Marcel Álvares Guedes do; Baracho, Maria de Fátima Paiva; Santos, Maria Goretti do Nascimento; Egito, Eryvaldo Sócrates Tabosa do; Brandão Neto, José.
Arq. bras. cardiol ; 94(1): 109-118, jan. 2010. ilus, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: lil-543867
Fundamento A síndrome de Berardinelli-Seip (SBS) ou lipodistrofia generalizada congênita acomete, frequentemente, o aparelho cardiovascular e também promove anormalidades metabólicas que envolvem os metabolismos glicídico e lipídico.

Objetivo:

Avaliar a prevalência das anormalidades cardiovasculares e metabólicas em portadores da SBS.

Métodos:

Vinte e dois pacientes do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), com diagnóstico da SBS, foram submetidos a avaliação clínica, eletrocardiograma de repouso, ecodopplercardiograma, radiografia de tórax, eletrocardiografia dinâmica de 24 horas, teste ergométrico e análise laboratorial.

Resultados:

Os pacientes eram, predominantemente, adultos jovens, sendo a maioria do sexo feminino. A totalidade da amostra apresentou resistência à insulina, acanthosis nigricans e HDL-colesterol diminuído. A presença de esplenomegalia, hepatomegalia, diabetes mellitus tipo II e triglicérides elevados era constante. A síndrome metabólica foi caracterizada na maioria dos pacientes, com predominância no sexo feminino e com um alto grau de consanguinidade paterna. A hipertensão arterial sistêmica e a pré-hipertensão foram encontradas em mais da metade dos pacientes (77,3 por cento). O ecodopplercardiograma mostrou a presença de hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo (50 por cento), hipertrofia excêntrica do ventrículo esquerdo (4,5 por cento) e geometria normal do ventrículo esquerdo (45,5 por cento). Elevada taxa de arritmia foi evidenciada no holter, tais como extrassístoles ventriculares, extrassístoles supraventriculares e taquicardia supraventricular sustentada. A incompetência cronotrópica (54,5 por cento) foi observada no teste ergométrico.

Conclusão:

Anormalidades cardiovasculares e metabólicas foram observadas em elevada prevalência em indivíduos jovens e assintomáticos com SBS. Esses achados apontam para a necessidade de acompanhamento cardiológico sistemático e de medidas preventivas nesse grupo de risco.
Biblioteca responsável: BR1.1