Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Is severe visceral leishmaniasis a systemic inflammatory response syndrome? A case control study / A leishmaniose visceral grave é uma síndrome da resposta inflamatória sistêmica? Um estudo caso-controle

Costa, Carlos Henrique Nery; Werneck, Guilherme Loureiro; Costa, Dorcas Lamounier; Holanda, Thiago Ayres; Aguiar, Guilherme Brasileiro; Carvalho, Aline Santos; Cavalcanti, Janaína Costa; Santos, Loryenne Santos.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 43(4): 386-392, jul.-ago. 2010. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-556002

INTRODUÇÃO:

O objetivo do estudo foi i dentificar os principais fatores de risco para morte na leishmaniose visceral do Novo Mundo e estabelecer um substrato patogênico baseado nos achados clínicos coerente para doença grave.

MÉTODOS:

Em um estudo caso-controle, foram estudados 76 pacientes internados que faleceram e 320 pacientes internados tratados com sucesso.

RESULTADOS:

Infecção bacteriana e sangramento foram eventos que levaram à morte, mutuamente exclusivos. Cinco fatores de risco foram únicos para morte por infecção bacteriana (desnutrição, estertores pulmonares, anemia grave, neutropenia absoluta grave e número de leucócitos aumentados), enquanto outros seis foram exclusivos para morte por sangramento (icterícia, neutropenia relativa grave, trombocitopenia grave, lesão hepática, insuficiência renal, maior carga de parasitas na medula óssea). Entre os pacientes tratados com sucesso, as principais síndromes de leishmaniose visceral foram infecções bacterianas, sangramento, anemia grave, diarreia, dispneia, edema, icterícia e carga de parasitas na medula óssea.

CONCLUSÕES:

Os dados apoiam a ideia de que as infecções bacterianas são secundárias a imunoparalisia. O amplo envolvimento de órgãos e sistemas é de forma plausível devido a elevada produção de citocinas pró-inflamatórias, cujas ações se encaixam com a leishmaniose visceral. As síndromes e os mediadores causais são típicos da síndrome de resposta inflamatória sistêmica, desenrolando-se lentamente.
Biblioteca responsável: BR1.1