Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microbiota fúngica do solo e ar atmosférico na região da Borborema, estado da Paraíba, Brasil / Fungal microbiota from the soil and atmospheric air in the region of Borborema, Paraíba state, Brazil

Pereira, Fillipe de Oliveira; Lima, Edeltrudes de Oliveira; Figueiredo, Kelly Rejane Leite de; Brito, Lizandro Leite; Meiro, Assuero Silva.
Rev. bras. anal. clin ; 42(2): 123-126, 2010. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-558432
O solo e o ar atmosférico constituem o grande habitat fúngico, sendo considerados as principais fontes de infecções dos mesmos. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivos isolar, quantificar e identificar espécies do solo e do ar atmosférico na região da Borborema-Paraíba. Foram coletadas quarenta e quatro amostras em diferentes pontos da região. No solo, foram feitas suspensões das amostras e inoculadas 0,1mL do sobrenadante na superfície de meios de cultura. Para amostras do ar, foi utilizada atécnica de exposição de placas de Petri com meio de cultura. Os fungos predominantes no ar atmosférico foram Penicillium sp(21,07), fungos não esporulados (FNE) (17,74) e Aspergillus niger (10,54). E no solo Aspergillus flavus (21,92), Acremonium sp (21,50) e FNE (14,85.). Neste estudo, foi observado que os fungos isolados podem causar infecções em variáveis níveis de complexidade, ocupando lugar de destaque entre as doenças tropicais.
Biblioteca responsável: BR408.1