Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

PCR detection of multiple human herpesvirus DNA in saliva from HIV-infected individuals in Teresina, State of Piauí, Brazil / Detecção por PCR do DNA de vários herpesvírus humanos na saliva de indivíduos infectados pelo HIV em Teresina, Estado do Piauí, Brasil

Carvalho, Kátia Silene Sousa; Silvestre, Ellida de Aguiar; Maciel, Samira da Silva; Lira, Henrique Igor Gomes; Galvão, Rodrigo Alves de Souza; Soares, Maria José dos Santos; Costa, Carlos Henrique Nery; Malaquias, Luiz Cosme Cotta; Coelho, Luiz Felipe Leomil.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 43(6): 620-623, Nov.-Dec. 2010. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-569418

INTRODUÇÃO:

Alguns herpesvírus humanos são frequentemente associados a doenças orofaciais em humanos. A transmissão destes vírus ocorre através do contato com secreções contaminadas, especialmente a saliva. A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana é considerada um fator de risco para a aquisição de HHVs e doenças correlatas.

MÉTODOS:

Este trabalho teve como objetivo detectar por PCR o DNA de HSV-1, EBV, CMV e HHV-8 na saliva de pacientes infectados com HIV em Teresina, nordeste do Brasil, e comparar os dados obtidos com o grupo controle (indivíduos HIV negativos).

RESULTADOS:

Não há diferença na prevalência de detecção de HHVs na saliva de indivíduos HIV soropositivos e soronegativos. No entanto, as frequências individuais de detecção dos diferentes HHVs são diferentes entre estas duas populações. A soropositividade para HIV apresentou correlação positiva com a presença de CMV (OR 18,2, p = 0,00032) e EBV (OR 3,44, p = 0,0081). Não foi verificada nenhuma associação entre a contagem de CD4 e prevalência de HHVs na saliva, no entanto existe uma forte associação entre a soropositividade e a detecção do DNA de vários HHVs na saliva (OR 4,83, p = 0,0028).

CONCLUSÕES:

Estes resultados sugerem que a transmissão salivar de HHVs é um evento comum entre os indivíduos HIV soropositivos e soronegativos de Teresina, Piauí, Brasil, e, especialmente para os pacientes soropositivos, a saliva é um fator de risco para a aquisição/transmissão de múltiplos HHVs.
Biblioteca responsável: BR1.1