Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Histological analysis of low-intensity laser therapy effects in peripheral nerve regeneration in Wistar rats / Avaliação histológica dos efeitos da laserterapia de baixa potência sobre os processos de regeneração nervosa periférica em ratos Wistar

Câmara, Cibele Nazaré da Silva; Brito, Marcus Vinicius Henriques; Silveira, Edvaldo Lima; Silva, Diego Sá Guimarães da; Simões, Vivian Roberta Ferreira; Pontes, Roberto Waldesmand Farias.
Acta cir. bras ; 26(1): 12-18, jan.-fev. 2011. ilus, graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-572228

Objetivo:

Verificar a influência da terapia com laser de baixa potência na regeneração histológica do nervo ciático de ratos submetidos à neuropraxia controlada.

Métodos:

Foi utilizada a amostra de 20 ratos da linhagem Wistar, para verificar a influência da terapia com laser de baixa intensidade na regeneração nervosa periférica, onde a lesão do tipo axoniotmese foi induzida por meio de preensão com pinça hemostática de Crile. Os animais foram distribuídos randomicamente dois grupos. Grupo controle (CG n = 10), e Grupo laser (LG n = 10). Cada um destes grupos foi subdividido em dois subgrupos dependendo do período da eutanásia (CG14 - n = 5 e CG21 - n = 5) e (LG14 - n = 5 e LG21 - n = 5). Ao final do tratamento, amostras do nervo foram retiradas e analisadas histologicamente, nas quais foi adotado na pesquisa a análise do número de neurônios, de células de Schwann (CS) e de axônios mielínicos de grande diâmetro.

Resultados:

Nos grupos submetidos à terapia com laser de baixa potencia foi observado aumento do número de todos os aspectos analisados com diferença estatisticamente significante.

Conclusão:

A irradiação com o laser de baixa intensidade (904nm) influenciou positivamente na regeneração do nervo ciático de ratos da linhagem Wistar pós neuropraxia controlada (axonotmese), tornando a recuperação nervosa mais rápida e eficiente.
Biblioteca responsável: BR1.1