Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antigenic characterization of Trypanosoma evansi using sera from experimentally and naturally infected bovines, equines, dogs, and coatis / Caracterização antigênica do Trypanosoma evansi usando soros de bovinos, equinos, cães e quatis experimentalmente e naturalmente infectados

Aquino, Lúcia Padilha Cury Thomaz; Machado, Rosangela Zacarias; Lemos, Karen Regina; Marques, Luiz Carlos; Garcia, Marcos Valerio; Borges, Gustavo Puia.
Rev. bras. parasitol. vet ; 19(2): 112-118, Apr.-June 2010. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-604650
O trabalho de pesquisa investigou a presença de anticorpos anti- T. evansi em animais da sub-região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense, pelo ensaio imunoenzimático (ELISA) e a reação de imunofluorescência indireta (RIFI). O reconhecimento de polipeptídeos de T. evansi foi realizado pela técnica de "Western blotting", utilizando soros de animais experimentalmente e naturalmente infectados. As amostras de soro foram obtidas de bovinos (n = 102), cavalos (n = 98) e cães (n = 55) e de 32 quatis de vida livre (Nasua nasua) do pantanal mato-grossense. Todos os soros dos bovinos foram negativos, enquanto soros de 16 cães (29 por cento) e 23 cavalos (23,4 por cento) foram positivos pelo ELISA. Soros de oito quatis (25 por cento) foram positivos pela RIFI. Pelo "Western-blotting" foi possível revelar polipeptídeos de T. evansi, com peso molecular variando de 74 a 38 kDa. Os polipeptídeos de 66, 48-46 e 38 kDa foram identificados por soros de bovinos, cavalos, cães e quatis experimentalmente infectados. As bandas de 48-46 e 38 kDa foram reconhecidas principalmente na fase crônica da infecção. O antígeno com peso molecular aparente de 66 kDa, revelado por anticorpos de todos os animais experimentais, também foi reconhecido por soros de cavalos e cães do Pantanal. O polipeptídeo de 48-46 kDa foi identificado por anticorpos de todos os animais naturalmente infectados, devendo ser avaliado para o diagnóstico específico da infecção pelo T. evansi.
Biblioteca responsável: BR1.1