Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incisão transareolopapilar para mamoplastia de aumento: experiência dos últimos 10 anos do Instituto Ivo Pitanguy / Transareolopapilar incision for breast augmentation: 10-year experience at the Ivo Pitanguy Institute

Verbicário, João Paulo Mendes; Ferreira, André Ventura; Holanda, Thiago Ayres; Amorim, Natale Ferreira Gontijo de; Pitanguy, Ivo.
Rev. bras. cir. plást ; 26(4): 670-674, out.-dez. 2011. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-618250

INTRODUÇÃO:

Várias vias de acesso foram criadas para a inclusão de implantes na cirurgia de aumento das mamas. Em 1966, Pitanguy descreveu a via de acesso transareolopapilar. O objetivo do presente estudo é avaliar as mamoplastias de aumento realizadas no Instituto Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro, RJ, Brasil), nas quais se utilizou a incisão transareolopapilar, nos últimos 10 anos.

MÉTODO:

Realizado estudo retrospectivo, analisando-se os seguintes parâmetros tamanho dos implantes, indicação da incisão transareolopapilar e complicações pós-operatórias, como alterações cicatriciais.

RESULTADOS:

Foram incluídas no estudo 53 pacientes, com média de idade de 33,54 anos e tempo médio de seguimento de 11,6 meses. A maioria (60,4 por cento) dos implantes possuía menos de 200 ml. Doze pacientes foram submetidas a reintervenções pelas seguintes razões nódulo mamário (1 caso), infecção (1 caso), contratura capsular (1 caso), e insatisfação com a forma das mamas (4 casos), com o volume (4 casos) e com a cicatriz unilateral (1 caso). Dezesseis (30,2 por cento) pacientes desenvolveram alguma complicação menor no pós-operatório e 13 (24,5 por cento) apresentaram alguma alteração cicatricial no pós-operatório hipocromia (18,9 por cento), hipertrofia unilateral (1,9 por cento), retração cicatricial unilateral (1,9 por cento), e aréola bífida (1,9 por cento). Vinte (37,7 por cento) pacientes realizaram seguimento pós-operatório superior a um ano e relataram satisfação com a cicatriz.

CONCLUSÕES:

A incisão transareolopapilar permite a inclusão de implantes de tamanho pequeno a moderado, com baixo índice de complicações pós-operatórias e cicatriciais, desde que seguida a correta técnica cirúrgica.
Biblioteca responsável: BR32.1