Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antibody levels to hantavirus in inhabitants of western Santa Catarina State, Brazil / Níveis de anticorpos para hantavírus em habitantes da região Oeste de Santa Catarina, Brasil

Souza, William Marciel de; Machado, Alex Martins; Disner, Geonildo Rodrigo; Boff, Everton; Machado, Aline Rafaela da Silva Rodrigues; Padua, Michelly de; Figueiredo, Luiz Tadeu Moraes; Miranda, Gustavo Borba de.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 54(4): 193-196, July-Aug. 2012. mapas, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-643949
Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (HCPS) é uma doença emergente, causada pelo gênero hantavírus membro da família Bunyaviridae, e são transmitidos aos humanos por aerossol de roedores infectados. O objetivo principal deste estudo foi determinar os níveis de anticorpos para hantavírus em uma população de residentes na fronteira do Brasil com a Argentina. Participaram deste estudo 405 indivíduos que moravam nos municípios de Bandeirante, Santa Helena, Princesa e Tunapólis, no estado de Santa Catarina, Brasil. Os anticorpos IgG para hantavírus foram analisados no soro por um ELISA que usa a nucleoproteína recombinante do vírus Araraquara como antígeno, posteriormente confirmados por imunofluorescência. Oito indivíduos apresentavam anticorpos para hantavírus (1.97% positivo), com titulo entre 100 a 800. Seis soropositivos foram homens, com idade superior a 30 anos e agricultores. Nossos resultados reforçam a circulação do hantavírus e infecção humana na fronteira do Brasil com a Argentina.
Biblioteca responsável: BR1.1