Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antigens of worms and eggs showed a differentiated detection of specific IgG according to the time of Schistosoma mansoni infection in mice / Antígenos de vermes e ovos demonstraram detecção diferenciada de IgG baseado no tempo de infecção pelo Schistosoma mansoni em camundongos

Grenfell, Rafaella Fortini Queiroz; Martins, Watson Hermann; Silva-Moraes, Vanessa; Barata, Suedali Villas-Boas; Ribeiro, Elizandra Giani; Oliveira, Edward; Coelho, Paulo Marcos Zech.
Rev. Soc. Bras. Med. Trop ; 45(4): 505-509, July-Aug. 2012. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-646905

INTRODUÇÃO:

A correlação entre o ensaio imunológico e o título de anticorpos serve como ferramenta para a determinação das diferentes fases da doença.

MÉTODOS:

Dois ensaios imunológicos simples para detecção de IgG específico para antígenos de vermes adultos e ovos do Schistosoma mansoni com amostras de soro murino foram padronizados e avaliados em nosso laboratório. Cinquenta camundongos negativos e positivos foram avaliados e os resultados obtidos por enzyme-linked immunosorbent assays (ELISA) foram comparados com o número de vermes adultos contados em tempos diferentes de infecção.

RESULTADOS:

Os dados mostraram que a ELISA com antígenos de vermes adultos (ELISA-SWAP) apresentou uma correlação satisfatória entre a absorbância obtida para os títulos de IgG e o número individual de vermes contados por perfusão do sistema porta hepático (R2=0,62). Adicionalmente, a ELISA-SWAP foi capaz de detectar diferencialmente amostras positivas com 30 e 60 dias de infecção (p=0,011 e 0,003, respectivamente), enquanto a ELISA com antígenos de ovos (ELISA-SEA) detectou amostras positivas com 140 dias de infecção (p=0,03).

CONCLUSÕES:

Estes dados mostram que o uso de antígenos diferentes em métodos imunológicos pode ser usado como ferramentas potenciais para a análise da evolução cronológica da infecção por S. mansoni na esquistossomose murina. Correlações com a esquistossomose humana devem ser discutidas.
Biblioteca responsável: BR1.1