Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico de fratura traumática isolada de rádio em crianças / Epidemiological profile of isolated traumatic fracture of the radius in children

Dias, George Alberto da Silva; Pontes, Lucieny da Silva.
Rev. para. med ; 27(1)jan.-mar. 2013. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-676554

Objetivo:

traçar um perfil epidemiológico da fratura traumática isolada de rádio em criançasatendidas no Hospital Pronto Socorro Municipal (HPSM), de Belém ? PA, analisando suapredominância dentre as outras fraturas de membro superior, a região anatômica mais acometida,assim como, elucidar o sexo e a idade mais incidente.

Método:

estudadas 196 crianças na faixaetária de 0 a 12 anos, de ambos os sexos, todas com diagnóstico de fratura localizada no membrosuperior; destas, somente 86 apresentavam fratura isolada de rádio. A amostra foi obtida de formaaleatória no banco de dados do setor de informática do HPSM, na qual foram emitidos relatórioscom os dados das crianças atendidas na clínica pediátrica e traumatológica, período de janeiro de2006 a setembro de 2007, sendo analisada, descritivamente e estatisticamente, a fratura isolada derádio.

Resultados:

a análise descritiva realizada demonstrou que a idade média da amostra varioude 3,62 a 6,93 anos, predominando o sexo masculino dos sujeitos analisados (64,29%); apenas 86dos 196 sujeitos integrantes da amostra apresentaram fratura isolada de rádio, sendo que a maioriados casos de fratura ocorreu ao nível da extremidade distal do rádio (75,58%).

Conclusões:

afratura isolada de rádio não foi, predominante, entre as lesões do membro superior, na amostraestudada. Porém, quando se analisou as fraturas de rádio, a lesão da extremidade distal mostrou-sesuperior quando comparado à fratura da diáfise, obtendo significância estatística
Biblioteca responsável: BR1.1