Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos epidemiológicos de pacientes com doença renal crônica e hepatite C submetidos a hemodiálise em Belém (PA) / Epidemiological aspects of patients with chronic kidney disease and hepatitis C infection on hemodialysis in Belém (PA)

Móia, Lizomar de Jesus Maués Pereira; Amaral, Ivanete do Socorro Abraçado; Soares, Manoel do Carmo Pereira; Vale, Cássia Souza Farias do; Guimarães, André Varela.
Rev. para. med ; 28(1)jan.-mar. 2014. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-712229
Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico de pacientes com doença renal crônica e hepatite C submetidos a hemodiálise em Belém (PA). Método: estudo transversal realizado através de protocolos auto-aplicáveis em 46 pacientes matricu-lados em 5 unidades de Hemodiálise de Belém (PA), nos meses de agosto e setembro de 2010. Resultados: a maioria dos pacientes era do sexo masculino, sendo a nefropatia diabética a principal doença de base (43,5%). A incidência de Hepatite C após início de tratamento dialítico foi de 67,4%, a idade média de infecção foi menor nos pacientes que tiveram diagnóstico durante a hemodiálise, o tempo de hemodiálise maior que 5 anos e realizar diálise em diferentes serviços demonstraram maior risco de infecção, além disso, houve alteração dos níveis de alanina aminotrasferase (ALT) de 11 pacientes antes, durante e após a soroconversão. Conclusão: pacientes submetidos a hemodiálise tem risco maior de infecção pelo Vírus da Hepatite C (VHC) do que na população em geral, sendo necessária permanente vigilância e controle nos fatores de risco associados.
Biblioteca responsável: BR1.1