Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of dental fluorosis on the quality of life of children and adolescents / Impacto da fluorose dentária na qualidade de vida de crianças e adolescentes

Lima, Laynna Marina Santos; Dantas Neta, Neusa Barros; Moura, Werttey da Silva; Moura, Marcoeli Silva de; Mantesso, Andrea; Moura, Lúcia de Fátima Almeida de Deus; Lima, Marina Deus Moura.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 43(5): 326-332, Sep-Oct/2014. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO | ID: lil-721487

Introdução:

A fluorose dentária é um distúrbio de alta prevalência decorrente da ingestão de íons fluoretos. Medidas preventivas para evitá-la ainda são controversas. Assim, conhecer o impacto que a fluorose pode causar na qualidade de vida de indivíduos é importante para o planejamento de políticas públicas de saúde.

Objetivo:

Avaliar o impacto da fluorose dentária sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças e adolescentes. Material e

Método:

Foram avaliados 300 indivíduos na faixa etária de 8 a12 anos. O diagnóstico de fluorose foi realizado segundo o índice Thylstrup e Fejerskov e a qualidade de vida foi avaliada utilizando os questionários de Percepção da Criança 8-10 e 11-14. Foram incluídos pacientes com oito incisivos permanentes com coroas totalmente irrompidase excluídos os que apresentavam restaurações extensas, dentes fraturados, outros defeitos do esmalte dentário e os que usavam aparelho ortodôntico fixo. Os dados foram analisados no programa SPSS(r) (versão 18; Chicago, IL) e realizaram-se os teste Qui-quadrado, Fisher e Mann-Whitney. Foram considerados significantes valores de p<0,05.

Resultado:

A prevalência de fluorose foi 64,7%, sendo os graus leve e muito leve responsáveis por 80,3% dos casos. Crianças e adolescentes não tiveram impacto na QVRSB no escore geral e domínios sintomas orais, bem-estar emocional e social (p>0,05). Entretanto, apresentaram impacto no domínio limitação funcional (p = 0,039 e 0,013) para crianças e adolescentes respectivamente).

Conclusão:

Foi observada associação entre fluorose e qualidade de vida apenas no domínio funcional. .
Biblioteca responsável: BR39.2