Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Species distribution and antifungal susceptibility of yeasts isolated from vaginal mucosa

Moreira, Debora; Auler, Marcos Ereno; Ruiz, Luciana da Silva; Silva, Elza Helena da; Hahn, Rosane Christine; Paula, Claudete Rodrigues.
Rev. patol. trop ; 43(1): 48-56, 2014. ilus, graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-737632
Candidíase vulvovaginal é uma das queixas mais comuns na clínica médica. Nos últimos anos, devido ao aumento da frequência das espécies não albicans, o número de casos em que há falha terapêutica também aumentou, gerando a necessidade de pesquisas para conhecer o perfil das leveduras isoladas nos casos de candidíase vulvovaginal. Os objetivos deste estudo foram coletar amostras de secreção vaginal, verificar a presença de leveduras, identificar as espécies mais frequentes, e verificar o seu perfil in vitro de suscetibilidade frente a seis agentes antifúngicos – anfotericina B, nistatina, fluconazol, itraconazol, cetoconazol e voriconazol. Material e

Métodos:

A secreção vaginal foi coletada de 130 pacientes com sintomas característicos da candidíase vulvovaginal (CVV). Para anfotericina B, fluconazol, itraconazol, cetoconazol e voriconazol, os testes in vitro foram realizados utilizando o kit de sensibilidade comercial Etest, para nistatina, o método utilizado foi utilizado de difusão em disco.

Resultados:

As leveduras isoladas foram C. albicans (90 porcento), C. glabrata (5 porcento), C. parapsilosis (3 porcento) e C. tropicalis (2 porcento). Pelo método CLSI, todas as amostras foram sensíveis ao fluconazol, cetoconazol, nistatina e voriconazol. Os testes mostraram que 98,8 porcento dos isolados foram sensíveis à anfotericina B e 97,6 porcento para itraconazol.

Conclusão:

Embora, não tenha sido encontrado um grande número de isolados resistentes, este estudo pode auxiliar o médico, na escolha da orientação terapêutica mais conveniente visando à realização de tratamento para as espécies de leveduras identificadas.
Biblioteca responsável: BR15.1