Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da positividade da esquistossomose mansoni em Regionais de Saúde endêmicas em Pernambuco, 2005 a 2010* / Analysis of Schistosomiasis mansoni positivity in endemic Health Regions in the State of Pernambuco, Brazil, 2005-2010

Barreto, Ana Virgínia Matos Sá; Melo, Nobélia Duarte; Ventura, Jéssica Valença Torres; Santiago, Rosimery Tavares; Silva, Maria Beatriz Araújo.
Epidemiol. serv. saúde ; 24(1): 87-96, Jan-Mar/2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-741472
Analisar a tendência da positividade da esquistossomose em exames coproscópicos na população de área endêmica do estado de Pernambuco, Brasil, de 2005 a 2010.

Métodos:

estudo ecológico de serie temporal, com dados secundários do Sistema de Informação do Programa de Controle da Esquistossomose, analisados por Regional de Saúde; foram avaliadas as tendências por regressão linear, considerando-se p<0,05 significativo.

Resultados:

Pernambuco apresentou média de 9,2 por cento de positividade; a Regional de Saúde III (Palmares) apresentou maior média de positividade (13,8 por cento), seguida das regionais II (Limoeiro 9,9 por cento) e I (Recife 7,8 por cento); a Regional V (Garanhuns) apresentou melhor média de tratamento (95,6 por cento), seguida da III (86,6 por cento); Pernambuco apresentou tendência decrescente na positividade para esquistossomose (p=0,005).

Conclusão:

em geral, há uma tendência decrescente da positividade de esquistossomose em Pernambuco, apesar da queda no número de exames; é importante manter e intensificar as intervenções de controle, com prioridades estratégicas focalizadas em localidades com elevadas prevalências...
Biblioteca responsável: BR275.1