Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação pedométrica em pacientes no pós operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio, após mobilização precoce / Pedometer evaluation in patients in post-operative surgery coronary artery bypass grafting after eaely mobilization in bed intensive care unit

Costa Junior, José Maria Farah; Almeida, Klebson da Silva; Santos, Marcio Clementino de Souza; Carneiro, Saul Rassy; Torres, Daniel da Costa.
Rev. para. med ; 29(2)abr.-jun. 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-761180

Objetivo:

Avaliar a influência da mobilização precoce na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como forma deexercício físico funcional, sobre a deambulação de pacientes em pós-operatório de cirurgia de revascularização domiocárdio.

Método:

trabalho experimental com 12 (doze) pacientes, desenvolvido em duas etapas a primeira etapa,na UTI, onde se desenvolveu um Protocolo de Mobilização com Cicloergômetro; e a segunda etapa, na enfermariacirúrgica, onde foi monitorada a deambulação por quantificação de passos e distância percorrida, durante três diasconsecutivos.

Resultados:

foi observado que a distância deambulada teve um aumento de acordo com a evoluçãodiária do paciente. Comparando-se a média da distância percorrida entre os períodos da manhã e da tarde, duranteos três dias, ficou evidente que não houve uma diferença estatística significativa, quanto qual o turno em que foipercorrida uma distância maior.

Conclusão:

o uso da mobilização precoce no leito da UTI altera, significativamente,a deambulação espontânea do paciente no pós-operatório, podendo ser considerada, dessa forma, uma influênciapositiva na recuperação funcional.
Biblioteca responsável: BR1.1