Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil demográfico de idosos não institucionalizados e sua percepção sobre alimentos funcionais / Demographic profile of non-institutionalized elderly and their perception of functional food / Perfil demográfico de los ancianos no institucionalizados y su percepción sobre los alimentos funcionales

Pontes, Ana Lúcia Félix de; Silva, Luípa Michele; Silva, Cássia Surama Oliveira da; Ascuitti, Luiza Sonia Rios; Silva, Antonia Oliveira; Gonçalves, Maria da Conceição Rodrigues.
Rev. enferm. UERJ ; 23(3): 310-317, maio.-jun. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-768876
O objetivo do estudo foi analisar o perfil demográfico de idosos e sua percepção sobre alimentos funcionais. A pesquisa foi descritiva, com delineamento transversal, e abordagem quantitativa, envolvendo 200 idosos, em João Pessoa – PB, em 2011. Na análise, utilizou-se o software SPSS, versão 19, teste de quiquadrado com nível de significância de p<0,05. São resultados: maioria do sexo feminino, faixa etária entre 60 e 69 anos, com um salário mínimo; e maioria viúvos. Quanto aos hábitos alimentares, 90,5% consumiam diariamente frutas e hortaliças, 35,5% referiram não comer frituras e gorduras; 45% bebiam mais de cinco xícaras de líquido e 51,5% atestaram estado de saúde regular. Como conclusão, tem-se que a maioria dos idosos tem um bom conhecimento sobre os alimentos funcionais e os utiliza frequentemente. A percepção dos idosos sobre os alimentos funcionais e seus hábitos alimentares foi de extrema importância para o planejamento de futuras ações, indispensáveis para a promoção da saúde dessa população.
Biblioteca responsável: BR1366.1