Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Importância da distribuição geográfica dos vetores da doença de chagas em Pernambuco, Brasil, em 2012 / The importance of the geographical distribution of Chagas disease vectors in Pernambuco during 2012

Silva, Maria Beatriz Araújo; Menezes, Kelly Reis de; Siqueira, Amanda Marília; Balbino, Valdir de Queiroz; Lorosa, Elias Seixas; Farias, Maria Clara Guerra de; Freitas, Moísés Thiago de Souza; Silva, Andreia da; Portela, Valdelira Maria Costa; Jurberg, José.
Rev. patol. trop ; 44(2): 195-206, 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-776170

Objetivos:

Ressaltar a importância da distribuição geográfica e do comportamento dos vetores dadoença de Chagas no estado de Pernambuco.

Métodos:

O material analisado incluiu 100 por cento dosinsetos infectados por Trypanosoma sp. e 40 por cento dos insetos negativos, examinados no Laboratório deEndemias para confirmação taxonômica, pesquisa do parasito nas fezes dos triatomíneos e Controleda Qualidade na confirmação do diagnóstico.

Resultados:

Foram examinados 3.323 triatomíneos.A infecção natural por tripanossomatídeos foi detectada em 21,3 por cento dos exemplares. Triatomabrasiliensis foi a espécie mais frequente no intradomicílio (24,3 por cento), Triatoma pseudomaculata(14,9 por cento) e Panstrongylus megistus apresentaram proporcionalmente taxa de infecção naturalsuperior às demais (40,8 por cento) no peridomicílio.

Conclusão:

O conhecimento atualizado da distribuiçãogeográfica dos vetores da doença de Chagas é importante para fundamentar ações integradas entreos serviços de saúde, o que contribui para a vigilância entomológica no controle dos triatomíneos.
Biblioteca responsável: BR15.1