Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Counseling and oral splint for conservative treatment of temporomandibular dysfunction: preliminary study / Aconselhamento e dispositivo interoclusal para tratamento conservador da disfunção temporomandibular: estudo preliminar

Martins, Ana Paula Varela Brown; Aquino, Luana Maria Martins de; Meloto, Carolina Beraldo; Barbosa, Célia Marisa Rizzatti.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 45(4): 207-213, July-Aug. 2016. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO | ID: lil-795236

Introdução:

As desordens temporomandibulares (DTM) envolvem a musculatura mastigatória, as articulações temporomandibulares (ATM) ou ambas. O sintoma mais frequente é a dor, geralmente localizada nos músculos da mastigação, na região pré-auricular, e/ou na ATM, principalmente durante as funções mandibulares. O tratamento principal para pacientes com DTM consiste no alívio da dor.

Objetivo:

O objetivo deste estudo de relato de casos foi avaliar a redução da sintomatologia dolorosa, utilizando Escala Visual Analógica (EVA), de pacientes com DTM por meio do aconselhamento e utilização de dispositivos interoclusais (DI). Material e

método:

Um total de 16 indivíduos participaram deste estudo, composto de 4 consultas com intervalo de 7 dias entre cada uma delas (CEP FOP/Unicamp - 137/2009). Na primeira consulta, foi realizado o diagnóstico através do questionário para diagnóstico de DTM, o Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) e entregue a EVA para registrar a intensidade de dor diária. Na segunda consulta, foi realizado o aconselhamento, moldagem para confecção dos DI e a entrega de nova EVA. Na terceira, houve a instalação e ajuste dos DI e a entrega de outra escala, e na última, realização de possíveis ajustes dos DI. Os dados foram analisados por meio do ANOVA a 2 critérios e utilizado o pós-teste de Tukey, com nível de significância de 5%.

Resultado:

Observou-se diferença significante quando se comparou a intensidade de dor dos indivíduos após instalação dos DI com as informações inicias da pesquisa e após o aconselhamento (p=0,05).

Conclusão:

A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que o tratamento de DTM por meio do DI, seguido do aconselhamento, é eficaz na redução da intensidade da dor.
Biblioteca responsável: BR39.2