Your browser doesn't support javascript.
loading
Regionalization of psychosocial care: a panoramic view of the Psychosocial Care Network of Minas Gerais state, Brazil. / Regionalização da atenção psicossocial: uma visão panorâmica da Rede de Atenção Psicossocial de Minas Gerais, Brasil.
Coelho, Vívian Andrade Araújo; Andrade, Leonardo Isolani E; Guimarães, Denise Alves; Pereira, Lírica Salluz Mattos; Modena, Celina Maria; Guimarães, Eliete Albano de Azevedo; Gama, Carlos Alberto Pegolo da.
Afiliação
  • Coelho VAA; Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). R. Dois, Campus Morro do Cruzeiro. 35400-000 Ouro Preto MG Brasil. vivian.coelho@ufop.edu.br.
  • Andrade LIE; Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste. Divinópolis MG Brasil.
  • Guimarães DA; Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste. Divinópolis MG Brasil.
  • Pereira LSM; Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte MG Brasil.
  • Modena CM; Instituto René Rachou, Fiocruz Minas. Belo Horizonte MG Brasil.
  • Guimarães EAA; Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste. Divinópolis MG Brasil.
  • Gama CAPD; Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste. Divinópolis MG Brasil.
Cien Saude Colet ; 27(5): 1895-1909, 2022 May.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-35544817
RESUMO
Objetivou-se analisar a regionalização dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Minas Gerais (MG), Brasil, gerando indicadores que possam potencializar a gestão estratégica do SUS no fortalecimento da atenção psicossocial do estado. É um estudo transversal, realizado a partir de dados coletados em maio de 2019 em sites governamentais, tendo as Macrorregiões e Regiões de Saúde do estado como unidades de análise. Foram produzidos indicadores da cobertura de serviços em relação à população, de acordo com parâmetros normativos estipulados pelo Ministério da Saúde, para melhor compreensão da cobertura efetivada e validou-se um indicador geral (iRAPS) da oferta dos serviços dessa rede em MG. Os resultados encontrados possibilitam uma análise detalhada do aspecto estrutural da RAPS em MG e demonstram a implantação de uma rede robusta. Entretanto, percebem-se importantes heterogeneidades regionais e também uma carência de serviços voltados para populações específicas e com funcionamento 24 horas, o que fragiliza o adequado acesso à RAPS em diversos territórios do estado. Foram encontrados maiores valores do iRAPS nas regiões de saúde com baixo desenvolvimento socioeconômico e baixa oferta geral de serviços de saúde, fato que difere do cenário nacional.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Reabilitação Psiquiátrica Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Reabilitação Psiquiátrica Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article