Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da atividade antifúngica dos óleos essencias de Lippia alba (Mill.) N. E. Brown(Verbenaceae) e Cymbopogon citratus (D.C.)Stapf (Poaceae) / Evaluation of antifungal activity of essential oils of Lippia alba (Mill.) N. E.Brown (Verbenaceae) e Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf (Poaceae)

Cortez, Lúcia Elaine Ranieri; Yamaguchi, Mirian Ueda; Cortez, Diógenes Aparício Garcia; Pesco, Danielle Cristina Sampaio.
Mundo saúde (Impr.) ; 39(4): [433-440], nov., 13, 2015. tab, ilus
Artigo em Português | MS | ID: mis-37767
A utilização de plantas medicinais é bastante difundida em todo o mundo inclusive no Brasil, onde há grande variedadede espécies e extensa tradição em sua utilização. Objetivou-se com esse estudo avaliar a atividade antifúngica dos óleosessenciais de Lippia alba (Mill.) N. E. Brown (Verbenaceae), e Cymbopogon citratus (DC) Stapf separadamente, bem comoa mistura destes. A obtenção dos óleos essenciais foi realizada a partir de folhas secas, empregando-se a técnica de destilaçãopor arraste a vapor no aparelho de Clevenger por um período de 3 horas, A atividade antifúngica foi determinadapela Concentração Inibitória Mínima (CIM), obtida por técnicas de microdiluição em caldo e Concentração FungicidaMínima (CFM), frente às cepas de Candida albicans (ATCC 10231), Candida tropicalis (ATCC 28707) e Candida parapsilosis(ATCC 22019). Através dos resultados obtidos, verificou-se que os óleos essenciais de Lippia alba e de Cymbopogon citratusapresentaram atividade antifúngica frente a todas as cepas de Candida, sendo que uma melhor atividade foi observada noóleo essencial de Cymbopogon citratus. É visto também que a mistura dos óleos essenciais não potencializou a atividadeantifúngica para os microrganismos testados. Pesquisas futuras serão necessárias para avaliar a interação entre os óleos,bem como determinar quais substâncias específicas são responsáveis por essa atividade.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1