Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distribuição de tipos moleculares de Cryptococcus gattiino Brasil: uma revisão bibliográfica / Distribution of Cryptococcus gattii molecular types in Brazil:a bibliographic review

Lucas Júnior, Joaquim; Santos, Isabele Barbieri dos; Pinto Júnior, Vitor Laerte; Nicola, André.
Comun. ciênc. saúde ; 27(2): [159-166], abr., 2016. tab
Artigo em Português | MS | ID: mis-38745

Objetivo:

Descrever a distribuição molecular do Cryptococcus gattii noBrasil por meio de revisão de estudos publicados até 2016.Fonte de dados Revisão bibliográfica de estudos publicados até 2016no sítio DeCS‑BVS com os descritores nos idiomas português, Inglês eespanhol. O critério de inclusão foi abordar resultados de caracterizaçãomolecular de C. gattii no Brasil. Critérios de exclusão artigos sem textocompleto e artigos sem informações moleculares de C. gattii.Síntese de dados Inclui‑se dez publicações entre 2008 e 2016 que con‑têm informações sobre a caracterização molecular de C. gattii de isoladosencontrados nas quatro regiões do Brasil.

Conclusões:

C. gattii é endêmico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil,mas pode ser encontrado em fontes primárias nas demais regiões. Otipo molecular mais predominante foi o VGII, responsável por cercade 80% dos casos. VGII apresentou uma alta variabilidade genética. OVGII encontrado na região Nordeste é diferente do encontrado na re‑gião Norte.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1