Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antimicrobial activity of essential oils extracted from clove and lemongrass against pathogenic bacteria isolated from bovine, swine and poultry feces / Atividade antimicrobiana de óleos essenciais extraídos de cravo-da-índia e capim-limão contra bactérias patogênicas isoladas de fezes de bovinos, suínos e aves

Oliveira, Stephanie Pedrosa de; Cunha, Gabriel Santos Persiquini; Prates, João Paulo Bicalho; Fonseca, Francine Souza Alves; Souza, Keicy Sandy Silvestre de; Azevedo, Alcinei Místico; Xavier, Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira; Santos, Eliane Macedo Sobrinho; Santos, Hércules Otacílio; Almeida, Anna Christina de.
Semina Ci. agr. ; 40(5): 1937-1950, set.-out. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-21957
Objetivou-se verificar a atividade antibacteriana dos óleos de capim-limão e cravo-da-índia frente à Escherichia coli isolada de fezes de aves, Staphylococcus aureus isolado de fezes de suínos e aves e Salmonella sp. isolado de fezes de suínos e bovinos. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo teste de difusão em disco utilizando diferentes concentrações dos óleos 160, 80, 40, 20 e 10 μl ml -1. A multirresistência de cepas em relação à antimicrobiana convencional também foi avaliada pela técnica de disco-difusão, utilizando-se o índice de resistência múltipla a antibióticos (MAR). Os óleos foram caracterizados com base nos resultados de análises cromatográficas, das quais, a análise de capim-limão já foi publicada anteriormente (AZEVEDO et al., 2016). Os óleos essenciais de erva-cidreira e cravo apresentaram citral e eugenol como o principal composto, respectivamente. As concentrações dos óleos essenciais tiveram um efeito significativo no comprimento do halo de inibição do crescimento e o coeficiente de determinação (r²) foi superior a 0,80. O óleo essencial de cravo-da-índia gerou a maior zona de inibição quando testado frente á Escherichia coli e S. aureus a partir de fezes de aves e Salmonella sp. das fezes de suínos, enquanto o óleo essencial de capim-limão apresentou melhores resultados frente á S. aureus isolado de fezes de suínos e Salmonella sp. de fezes de bovinos. S. aureus e Salmonella sp. foram multirresistentes aos antimicrobianos testados. Conclui-se que os óleos essenciais testados possuem atividade antimicrobiana contra bactérias isoladas de fezes de bovinos, suínos e aves e que essa atividade é proporcional à concentração de óleos e microrganismos estudados.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1