Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detection of anti-Leptospira spp., anti-Brucella spp., and anti-Toxoplasma gondii antibodies in stray dogs / Detecção de anticorpos anti-Leptospira spp., anti-Brucella spp., and anti-Toxoplasma gondii em cães errantes

Hafemann, Danieli Cristiane Martins; Merlini, Luiz Sérgio; Gonçalves, Daniela Dib; Fortes, Maira Salomão; Navarro, Italmar Teodorico; Chiderolli, Roberta Torres; Freitas, Julio Cesar; Gonçalves, Arianne Peruzo Pires; Rosa, Gilneia; Sposito, Paulo Henrique.
Semina Ci. agr. ; 39(1): 167-176, jan.-fev. 2018. tab, mapas
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-728475
O contato do homem com alguns animais domésticos faz com que algumas zoonoses como brucelose, toxoplasmose e leptospirose, tornem-se infecções importantes e, com isso os cães atuam como hospedeiros intermediários, reservatórios e animais sentinelas para estas infecções. Essas enfermidades tem distribuição mundial, e é um grave problema de saúde pública, podendo infectar uma grande variedade de animais, entres os quais, se destacam o cão e o homem. O objetivo deste trabalho foi detectar a ocorrência de anticorpos contra Leptospira spp., Brucella spp. eToxoplasma gondii em cães errantes Amostras de sangue colheram amostras de sangue de 181 cães errantes para a realização dos diagnósticos sorológicos. Das amostras analisadas, 36,46% foram reagentes para Tgondii, 16,57% para Leptospira spp. e9,39% para Brucella canis.A partir dos resultados obtidos no presente trabalho, verificou-se que essas zoonoses apresentam elevadaprevalência nos cães errantes do estudo. O elevado índice de infecção da população canina para estas zoonoses, torna-seum indicativo de que o ambiente está contaminado com diferentes micro-organismos representando um problema para a saúde única, uma vez que tanto o homem como o cão estão expostos a diferentes fontes de infecção.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1